Principais eventos 2015

Confira o calendário de efemérides desse ano de 2015. Aqui em baixo está sendo citado os principais eventos astronômicos do ano. Esses eventos podem ser observados à olho nu ou com telescópios de pequena abertura. Todos os eventos citados abaixo podem ser vistos em Fortaleza/CE.


SETEMBRO

23 de setembro - . setembro Equinócio O equinócio de Setembro ocorre a 08:21 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério norte eo primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério sul.

28 de setembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 02:50 UTC.

28 de setembro - . Eclipse Lunar Total O eclipse será visível em quase toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia ocidental. ( NASA mapa e informações Eclipse )

OUTUBRO

11 de outubro - . Urano em Oposição O planeta azul-verde será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver Urano. Devido à sua distância, ela só vai aparecer como um ponto azul-verde pequeno em tudo, mas os mais potentes telescópios.

13 de outubro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 00:06 UTC.

21 de outubro de 22 - . Orionids Chuva de Meteoros Os Orionids é um chuveiro média produzindo cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Este chuveiro geralmente picos no dia 21, mas é altamente irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentada em qualquer manhã de outubro de 20 - 24, e alguns meteoros pode ser visto a qualquer momento a partir de outubro 17-25. A lua quarto próximo primeiro vai definir a meia-noite, deixando o céu escuro do que deveria ser um show de bom dia cedo. Melhor visualização será para o leste após a meia-noite.Certifique-se de encontrar um local escuro longe das luzes da cidade.

26 de outubro - . Conjunção de Vênus e Júpiter Os dois planetas brilhantes serão visíveis dentro de um grau do outro no céu da manhã. Olhe para o leste pouco antes do nascer do sol.

27 de outubro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 12:05 UTC.

28 de outubro - . Conjunção de Vênus, Marte, Júpiter e Os três planetas formam um triângulo 1 grau apertado no céu da manhã. Olhe para o leste pouco antes do nascer do Sol.

NOVEMBRO

11 de novembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 17:47 UTC.

17 de novembro, 18 - . Leónidas Chuva de Meteoros As Leónidas é uma das chuvas de meteoros para observar melhor, produzindo uma média de 40 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro em si tem um ano de pico cíclico a cada 33 anos, onde centenas de meteoros pode ser visto a cada hora. A última delas ocorreu em 2001. O chuveiro atinge o auge em 17 de novembro e 18, mas você pode ver alguns meteoros de novembro 13-20. A lua quarto próximo primeiro definido antes da meia-noite, deixando o céu escuro do que deveria ser uma manhã excelente início de mostrar este ano. Olhe para o chuveiro irradiando a partir da constelação de Leão após a meia noite.

25 de novembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 22:44 UTC.

DEZEMBRO

07 de dezembro - . Conjunção da Lua e de Vênus A lua crescente virá com 2 graus de brilhante planeta Vênus no céu da manhã. Olhe para o leste pouco antes do nascer do sol.

11 de dezembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 10:29 UTC.

13 de dezembro de 14 - . Geminids Chuva de Meteoros Considerado por muitos como o melhor chuveiro de meteoros nos céus, os Geminids são conhecidos para a produção de até 60 meteoros por hora multicoloridas em seu pico. O pico da chuva ocorre geralmente em torno de dezembro 13 e 14, embora alguns meteoros deve ser visível a partir de dezembro 06-19. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Gêmeos. Uma fina, lua crescente irá definir no início da noite, deixando o céu escuro do que deveria ser um show incrível. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.

22 de dezembro - . Solstício de Dezembro O solstício de dezembro ocorre a 04:48 UTC. O Pólo Sul da Terra ser inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais austral do céu e será diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23.44 graus de latitude sul. Este é o primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério norte eo primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério sul.

25 de dezembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 11:11 UTC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário